ZX-BATTLE
CURSO DE PROGRAMAÇÃO
BASIC
C++
PASCAL
 
 
 
OUTROS
Envie-nos as suas duvidas ou questões!
 
 
 
LINKS
 
Inicio Curso
Inicio Site
 
 
 

PROGRAMAÇÃO ASM

Lição 1 - Noções básicas sobre computadores



Anterior  Indice   Seguinte

 O termo "ASM" representa a palavra inglesa "ASSEMBLY" abreviada e significa "montar" qualquer coisa, um aparelho , um móvel, etc. Quando esse termo é aplicado ao mundo da programação significa "montar" um programa de computador. Usa-se essa palavra porque é isso mesmo que se faz quando programamos, estamos a construir (a montar) um programa recorrendo a um numero grande de pequenas tarefas (instruções) que queremos que o computador execute,  a seguir umas às outras "sequencialmente" de forma a cumprir o nosso objectivo. Por existir essa semelhança foi escolhida a palavra "ASSEMBLY" para designar a primeira linguagem de programação usada nos computadores.
 Antes de mergulharmos na programação propriamente dita , vamos relembrar alguns factos para melhor entendermos a informática: 

1 - Os computadores funcionam com energia eléctrica, não têm poderes sobrenaturais , nem são    seres inteligentes.  Não são mais que circuitos electrónicos fabricados pelo homem.

2 - Os computadores guardam unicamente números na memória, quer sejam musicas , filmes , textos , documentos etc. Cabe aos programas que processam esses números apresenta-los como nos pretendemos. Parece confuso mas com o tempo verá que não o é.

3 - Os computadores usam o sistema de numeração binária para representar as grandezas necessárias nos programas, sendo o bit o unidade mais pequena que podemos utilizar.    

4 - Ao contrario do que muitos PSEUDO-INFORMÁTICOS dizem , 1 kilobyte não são 1000 bytes mas sim 1024 bytes  (2 elevado 10 = 1024), assim como 1 Megabyte = 1.048.576 bytes (2 elevado 20) e por ai fora. (+info)

5 - Um byte representa 1 numero binário de 8 algarismos (bits), sendo esta a quantidade mínima de informação que se pode guardar na memória dum computador, por outras palavras só se pode LER ou ESCREVER no mínimo 8 bits em cada operação  de acesso à memória.

 Depois desta pequena revisão sobre conceitos básicos vamos continuar o curso ASM estudando mais um pouco o funcionamento do computador. Portanto já sabemos que o computador funciona com electricidade, sabemos também que não é inteligente e que só trabalha com números, números esses que para nós humanos podem representar imensas coisas, dependendo de como os usamos.
 Todos os computadores , quer sejam PC, AMIGA, SPECTRUM ou outro modelo qualquer, têm que possuir os blocos com as funções que passamos a descrever.

  • CPU - (Central Processing Unit em inglês, ou Unidade Central de Processamento). Este bloco é responsável pela execução do programa e pelo controle de todos os outros componentes do computador.
  • RAM - (Random Access Memory em inglês, ou Memória de acesso aleatório frequentemente abreviado para RAM). Esta memoria é de leitura e escrita de dados. É usada quando o computador está ligado e serve para guardar temporariamente o programa e os dados. Perde toda a informação assim que se desliga o computador.
  • ROM - (Read Only Memory - Memória Apenas de Leitura). Este tipo de memoria contem o programa de arranque do computador uma vez que não perde os dados quando este está desligado. Como já se percebeu no que foi dito atrás, não é possível alterar o conteúdo da ROM.
  • INPUT/OUTPUT - Circuitos de entrada e saída de dados. Este bloco é usado para comunicar com o utilizador. Podemos citar alguns dispositivos pertencentes a esta categoria , são  eles o teclado , o rato , a impressora , o monitor , etc.

Próxima Lição: Funcionamento do CPU, da memoria ROM e da RAM.


Anterior  Indice   Seguinte






P
U
B
L
I
C
I
D
A
D
E
Copyright 2005-2022 ZX-BATTLE. Todos os direitos Reservados